O treinamento abrange procedimentos essenciais para garantir o adequado funcionamento das seções eleitorais. Entre os tópicos abordados estão o horário de início dos trabalhos, a organização das seções, a atuação dos coordenadores durante a votação, a conferência e organização dos materiais, o fluxo de votação e outros procedimentos necessários para o bom andamento dos trabalhos no dia da eleição.
A Comissão de Treinamento de Mesários, formada por servidores do TRE, é responsável pela capacitação dos mesários para as eleições de 2024. Durante os treinamentos, são utilizados materiais educativos, incluindo vídeos e o Manual do Mesário, que orienta sobre os procedimentos a serem adotados antes, durante e após a votação.
Em Macapá, que abrange a 2ª e a 10ª Zona Eleitoral, há um total de 426 coordenadores e 25 chefes de setor. A 2ª ZE conta com 226 coordenadores e 12 chefes de setor, enquanto a 10ª ZE, que cobre a Zona Norte de Macapá e os municípios de Cutias e Itaubal, possui 200 coordenadores e 13 chefes de setor. Na 10ª Zona, os treinamentos já começaram na zona rural da capital e nas regiões ribeirinhas dos municípios. Na Zona Norte de Macapá, as capacitações estão previstas para iniciar na próxima sexta-feira, 6 de setembro.