O Governo do Amapá anunciou a construção de uma moderna ponte de concreto sobre o Rio Anauerapucu, com o objetivo de aprimorar a conectividade da Região Metropolitana que engloba Macapá, Santana e Mazagão. Os recursos alocados para esse empreendimento, no montante de R$ 17,2 milhões, provêm do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), cuja articulação foi conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (@davialcolumbre), contando ainda com a contrapartida do Tesouro Estadual.
Num evento realizado na última terça-feira, dia 9, no distrito de Anauerapucu, formalizou-se a assinatura do contrato para a realização da obra. A nova ponte, que atingirá a extensão de 60 metros, está destinada a substituir a atual, feita de madeira e sujeita a um intenso tráfego, desde veículos leves até pesados, além de apresentar uma durabilidade limitada. A implementação dessa estrutura irá trazer benefícios diretos a mais de 120 mil habitantes da região, bem como àqueles que diariamente utilizam o trecho para seus deslocamentos e transporte de produções rurais.
Além do vice-governador e do senador Davi, a celebração foi enriquecida com a presença dos prefeitos de Santana, Bala Rocha (@balarocha), e de Mazagão, Dudão Costa (@dudao.costa). A comunidade do distrito também participou ativamente, juntamente com representantes de deputados federais e estaduais, vereadores da Região Metropolitana e líderes locais, consolidando assim um momento de união e apoio à iniciativa.
Mediante a formalização do contrato de repasse, a Secretaria de Estado dos Transportes (SETRAP) está habilitada a finalizar e submeter o projeto da obra à Caixa Econômica Federal. Este procedimento visa viabilizar o processo de licitação e contratação da empresa encarregada da efetiva construção. Na última terça-feira, tanto o vice-governador quanto o senador participaram ativamente da entrega de edifícios no município de Mazagão, além de realizarem visitas a empreendimentos beneficiados pelos recursos provenientes do comprometimento de Davi Alcolumbre:
“Mais do que uma ponte, estamos anunciando o instrumento que vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana de Macapá”.