A prefeitura de Macapá decretou situação de emergência no município, e tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Estadual emitiram alertas de mais riscos de chuvas, devido aos diversos alagamentos e à queda de árvores em vários pontos da cidade.
O desfile, que levaria uma multidão por vias do centro da capital, foi cancelado devido às condições climáticas adversas. A coordenação do bloco informou que uma nova data para o desfile será marcada, e pediu a compreensão dos foliões e moradores.
Com a situação de emergência decretada, as autoridades locais estão em alerta e pedem para que a população tome as devidas precauções. A prefeitura está trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos cidadãos.
“Nos reunimos com os conselheiros aqui presentes e tomamos a decisão de cancelar o evento. A gente sabe que o prefeito decretou situação de emergência, o governador também. A gente sabe que esse efetivo que tá sendo utilizado no percurso da Banda pode ser disponibilizado pra outros locais que estão com acesso difícil e com pessoas em situação de alagamento”, disse Helder Carneiro, secretário do bloco.
O adiamento do desfile de “A Banda” é mais uma consequência das fortes chuvas que têm afetado Macapá, e reforça a importância de medidas preventivas e de segurança para lidar com eventos climáticos extremos.
Veja a nota d’A Banda na íntegra:
Em decorrência das fortes chuvas, alagamentos, ruas interditadas devido às árvores caídas e situação de emergência decretada na cidade, tanto pelo governador Clécio e pelo prefeito Furlan, e ainda, pelos órgãos de segurança, bombeiros e defesa civil, deslocados para atender a população atingida, a diretoria da A Banda decidiu adiar o desfile do bloco.
A decisão foi em conjunto com órgãos de governo e do município para, que ainda esta semana, seja avaliada uma possível data segura para o evento.
Sabemos que muitas famílias se preparam para esse momento, assim como todos os profissionais envolvidos, ambulantes e comerciantes, mas já que a Banda é do Povo não podemos ir contra quem mais participa de nossa festa.
Agradecemos a compreensão de todos e torcemos para que as pessoas atingidas pelas fortes chuvas se recuperem para brincar um carnaval seguro e sem preocupação.
José Figueiredo de Souza, Presidente d’A Banda
