As cirurgias tiveram início no domingo, 1º de setembro, com três procedimentos já realizados. O primeiro paciente foi um homem de 39 anos, internado devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Anteriormente, pacientes com lesões neurológicas que necessitavam de cirurgia no HE aguardavam transferência para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima. Agora, com uma equipe fixa de seis cirurgiões na emergência, o atendimento tornou-se mais ágil e eficiente.
“Nós corríamos contra o tempo quando algum paciente dava entrada no hospital precisando de neurocirurgia, porque primeiro prestamos o primeiro atendimento, estabilizamos esse paciente, para que ele consiga aguardar pelo procedimento. Com a cirurgia realizada no próprio hospital, nós, além de diminuirmos esse tempo de espera, damos mais chance de vida, podendo diminuir possíveis sequelas”, explicou o diretor do HE, Emano Martins.
De acordo com o secretário adjunto de assistência hospitalar, Carlos Sena, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) assegurou não apenas a escala dos profissionais, mas também a aquisição de equipamentos e insumos necessários para que essas cirurgias sejam realizadas no próprio Hospital de Emergência.
“Hoje o Governo do Amapá está com neurocirurgiões 24 horas presencialmente dentro do HE para realizar esse procedimento e garantir cada vez mais uma assistência completa e de qualidade. Implantamos um novo fluxo de atendimento para pacientes que necessitam passar pelo procedimento de neurocirurgia, fazendo com que eles já recebam imediatamente o atendimento do neurocirurgião e, se for necessário a cirurgia, o paciente já sobe para o centro cirúrgico para realizar o procedimento”, garantiu o secretário.