Raimundo Tavares partiu em 2023 três dias anteriores ao início do Carnaval daquele ano. “Sucuriju”, como era popularmente chamado, desde 2003, ocupou, honradamente, o posto de Rei Momo do Carnaval do Amapá.
Ontem, 09, o trono, o cetro e a coroa que o pertenciam, em homenagem à sua memória, estavam presentes para abençoar o começo de mais um período carnavalesco tucuju. Então, os primeiros sons do surdo, repique, chocalho, cuíca e tamborim ecoaram desde a Avenida Ivaldo Veras, a avenida do samba onde se localiza o Sambódromo da capital.
As primeiras escolas de samba a desfilar na passarela foram a Embaixada de Samba Cidade de Macapá, com mil brincantes, homenageando o aniversário da cidade com o enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida”. E, logo após, a escola fundada pelo Rei Momo “Sucuriju”, Império da Zona Norte, com 1.200 brincantes, demonstrou o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: terra do Mineiro, o grande pioneiro”. Ambas pertencentes ao Grupo de Acesso deste ano.
A Império do Povo, com 1.200 brincantes, agremiação do município de Santana e campeã do acesso em 2023, veio a seguir inaugurando o desfile do Grupo Especial com um enredo sobre a tradicional comunidade quilombola do Igarapé do Lago: “A Folia da Mãe de Deus da Piedade“. Em seguida, a Piratas Estilizados adentrou à Ivaldo Veras com 1.200 brincantes com um enredo que associou a mitologia com energia sustentável e a fé: “A energia que conduz a paixão alaranjada”.
Encerrando os desfiles do primeiro dia, também com 1.200 brincantes, a tradicional Boêmios do Laguinho, a exemplo da Império do Povo, homenageou outro igarapé, o das Mulheres, com o enredo “Lindo Igarapé: Das mulheres, dos poetas, da cultura e da fé“.
Carnaval e conscientização desfilam juntos
Entre cores, amores e sabores que se aperceberam na diversidade cultural da passarela do samba amapaense, temáticas sociais e referentes à saúde, como “depois do não tudo é assédio”, chamaram a atenção. Como a conscientização contra a violência às mulheres – Bloco ‘Medida Protetiva’ – campanha pela vacinação contra a Influenza (gripe) e Covid-19, e a proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), estavam no rol de campanhas educativas do poder público.
Neste sábado, 10, no último dia de desfile no Sambódromo, se apresentarão as escolas Emissários da Cegonha, Solidariedade – ambas do Grupo de Acesso, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal e a atual campeã do Carnaval tucuju, Piratas da Batucada, do Grupo Especial, encerrando os desfiles de 2024.
Confira a programação das escolas que desfilam no sábado, 10:
- Emissários da Cegonha – 22h
- Solidariedade – 23h35
- Maracatu da Favela – 1h10
- Unidos do Buritizal – 2h45
- Piratas da Batucada – 4h20