24 de julho de 2024

Tratamento Fora de Domicílio – TFD

Associação de amparo a pacientes é recebida pelo deputado Roberto Góes.
Foto: Assessoria de Comunicação Roberto Góes
Foto: Assessoria de Comunicação Roberto Góes

O deputado estadual Roberto Góes (União) se encontrou com a diretoria da Associação Amapaense dos Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (AAPTFD), conhecida como Nosso Lar, para ouvir a realidade atual do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ruanny Soares, a presidente da entidade, explicou as dificuldades que alguns pacientes vêm passando quando se transferem para outros estados, como a São Paulo, que é um centro de referência contra o câncer.

A realidade enfrentada pelos pacientes do Amapá que necessitam do TFD é desafiadora. Em torno de 1.200 pacientes amapaenses são encaminhados anualmente para tratamento em outros estados. Destes, aproximadamente 65% enfrentam dificuldades financeiras e logísticas, uma vez que o suporte oferecido é frequentemente insuficiente.

Foto: Assessoria de Comunicação Roberto Góes
Foto: Assessoria de Comunicação Roberto Góes

A associação Nosso Lar, mesmo sob algumas adversidades, tem sido fundamental ao fornecer assistência, incluindo hospedagem, alimentação e transporte para os pacientes e seus acompanhantes. No entanto, a demanda crescente e os recursos limitados têm sobrecarregado a prestação de apoio aos pacientes. Ruanny Soares sustentou que o “nosso principal desafio é garantir que todos recebam o suporte necessário, mas os recursos estão cada vez mais escassos“.

O deputado Roberto Góes se comprometeu a intermediar, junto ao governador Clécio Luís, ou à secretária de saúde Silvana Vedovelli, para que as condições do TFD estejam à altura do que os pacientes e acompanhantes merecem e têm direito. O parlamentar afirmou que o programa estadual “é uma questão de humanidade e justiça social“.

Em uma outra ocasião, o governador Clécio Luís já havia dito que tem ciência das dificuldades do TFD e afirmou que o estado irá aprimorar o suporte aos pacientes, garantindo que a saúde é uma das prioridades da sua administração.

Em meio aos futuros alinhamentos políticos, a Nosso Lar continuará realizando campanhas de arrecadação e outras parcerias para ampliar seu alcance e impacto. A esperança é que, com a intervenção do deputado Roberto Góes, a realidade desses pacientes possa mudar, garantindo um tratamento digno e humanizado para todos.

A Associação Amapaense dos Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (AAPTFD), funciona na Avenida Procópio Rola, 28, Buritizal. O contato da Nosso Lar é (96) 98105-6063, além da comunicação via e-mail: aaptfd.ap@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.